Notícia
Centro Max Feffer celebra o Mês da Consciência Negra com programação especial
Publicado em 06 de Novembro de 2025 05:30
O Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade, espaço administrado pelo Instituto Jatobás em Pardinho (SP), conta com uma programação diversa e reflexiva, reunindo temas que convidam o público ao diálogo, à celebração e à valorização das raízes culturais brasileiras. Durante o mês de novembro, o espaço recebe atividades que abordam desde o Mês da Consciência Negra até o Dia de Finados, com música, teatro, literatura e momentos de partilha de saberes.
A programação especial destaca a importância do reconhecimento e da valorização da cultura afro-brasileira, das reflexões sobre a vida e a morte e do fortalecimento da comunidade local por meio da arte e da educação.
No dia 18 de novembro (terça-feira), às 15h, a gestora do Centro Max Feffer, Patricia Ceschi, conduz uma facilitação sobre o tema da morte, promovendo uma conversa aberta sobre o ciclo da vida e os significados simbólicos e afetivos do luto. A atividade será realizada na biblioteca do Centro e convida o público a uma escuta sensível e coletiva.
De 14 a 29 de novembro, a Biblioteca do Centro Max Feffer apresenta uma mostra especial de livros que abordam o tema do racismo e destacam autores e autoras negros. A iniciativa integra a programação do Mês da Consciência Negra e reforça o papel da literatura como ferramenta de reflexão, empatia e transformação social.
O grupo de teatro do Centro Max Feffer entra em cena nas sextas-feiras de novembro (07, 14, 21 e 28), sempre às 18h, com o espetáculo “Por Detrás Daquela Serra”. Com texto e direção de Vanessa Petroncari, professora de teatro e integrante do Programa de Iniciação Artística do Centro, a montagem convida o público a uma imersão em narrativas sensíveis e poéticas, interpretadas por alunos do grupo. A entrada é gratuita.
Encerrando o mês, o Vertentes do Samba do Centro Max Feffer apresenta, no dia 29 de novembro (sábado), às 15h, o Grupo Firma o Ponto, com um repertório dedicado ao samba de terreiro, em celebração ao Mês da Consciência Negra.
O espetáculo propõe uma viagem pelas origens do samba e presta homenagem aos grandes compositores e intérpretes que, com coragem e resistência, mantiveram viva essa expressão cultural em meio a repressões e intolerâncias. O grupo propõe ao público uma experiência de autoconhecimento e vivência de uma das mais ancestrais tradições musicais brasileiras, reafirmando a liberdade de expressão, religiosa e cultural da arte do samba.


