Notícia
Faculdade de Medicina inaugurou Centro de Simulação e Inovação
Publicado em 23 de Janeiro de 2026 17:35
A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) inaugurou nesta sexta-feira, 23 de janeiro, às 10h, o CeSITC – Centro de Simulação e de Inovação Tecnológica em Treinamento Cirúrgico.
Localizado no complexo da Unipex, dentro do campus de Botucatu, o novo espaço representa um marco na educação médica ao consolidar um polo multidisciplinar voltado à excelência no ensino, capacitação profissional e pesquisa. Com foco em tecnologias disruptivas, o projeto visa revolucionar a formação na área da saúde por meio de um ambiente de simulação realística que alia o rigor acadêmico à aplicação prática imediata.
O diferencial tecnológico do centro inclui o uso de realidade virtual, simulação robótica, inteligência artificial e impressão 3D, ferramentas que permitem o desenvolvimento de habilidades em cirurgias minimamente invasivas e microcirurgias com alta precisão.
Integrado a redes de pesquisa nacionais e internacionais, o centro funcionará como um hub de inovação, promovendo a segurança do paciente ao preparar profissionais em um ambiente controlado e altamente tecnológico.


