Notícia
Governo de SP autoriza repasse para ampliação do CEMPAS na Unesp de Botucatu
Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 11:27
O Governador Tarcísio de Freitas autorizou nesta semana, a celebração de um convênio estratégico entre a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). A medida, publicada no Diário Oficial, garante o repasse de recursos financeiros para a ampliação e operação do CEMPAS (Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens), localizado no campus da Unesp em Botucatu.
O investimento faz parte de um plano estadual para fortalecer a rede de atendimento à fauna silvestre. Além de Botucatu, o Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (CERETAS) de Araçatuba também será contemplado pela medida.
O recurso permitirá que o CEMPAS de Botucatu, que já é uma referência nacional no tratamento de animais silvestres vítimas de atropelamentos, queimadas e tráfico, amplie sua capacidade de recepção, tratamento e reabilitação desses animais para que possam retornar à natureza.
A autorização foi fundamentada em um parecer técnico da Procuradoria Geral do Estado (PGE), validando a transferência de verbas para a universidade sob o processo nº 020.00014078/2025-01.
Para Botucatu, cercada por áreas de preservação ambiental, o fortalecimento do CEMPAS é vital. O centro recebe animais de dezenas de municípios da região, sendo o principal ponto de apoio para a Polícia Ambiental e órgãos de fiscalização.
O CEMPAS hoje atende cerca de 2.000 animais por ano de mais de 50 municípios. Esse recurso é vital porque o centro é mantido pela UNESP e por parcerias menores (como a concessionária CCR SPVias); um aporte direto do Governo do Estado permite a contratação de mais veterinários, compra de medicamentos caros e ampliação das áreas de soltura
Com os recursos são esperados melhoria na infraestrutura de internação e cirurgia para animais selvagens; aumento da equipe operacional para o manejo diário; maior eficiência na triagem de espécies resgatadas na região centro-oeste paulista.
A data para o início da liberação dos recursos deve seguir o cronograma técnico da Secretaria, mas o despacho assinado pelo Governador já garante a segurança jurídica para o início das obras e ampliações necessárias.


