Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

HCFMB inicia multiplicação do Projeto TeleUTI na Santa Casa de São Manuel

Publicado em 24 de Outubro de 2025 07:09

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) iniciou a multiplicação do Projeto TeleUTI na Santa Casa de São Manuel. A iniciativa, que integra tecnologia de ponta à medicina intensiva, visa fortalecer a integração regional e aprimorar a qualidade da assistência aos pacientes críticos, ampliando a capacidade de acompanhamento dos casos e otimizando os cuidados prestados pelas equipes multiprofissionais,

Além de promover inovação no tratamento intensivo, o projeto também trará impacto positivo na gestão regional de leitos. Com a integração entre as UTIs e a comunicação contínua entre as instituições, será possível otimizar a alocação de pacientes e reduzir o tempo de espera por vagas.

Por meio da telemedicina, a TeleUTI permitirá a troca diária de informações clínicas e a discussão de casos entre as equipes multiprofissionais dos hospitais. A comunicação ocorrerá todos os dias às 11h, por meio de uma plataforma digital segura, que conectará as equipes de Botucatu, São Paulo e, agora, São Manuel.

A Coordenadora da UTI Clínica do HCFMB e professora do Departamento de Clínica Médica da FMB/Unesp, Paula Gaiolla, explica o processo de expansão do projeto. “Inicialmente, realizamos a implantação do projeto no HCFMB e fomos treinados para expandir a iniciativa a outros hospitais da região. Agora, atuaremos como consultores desse serviço de atendimento crítico na Santa Casa, compartilhando casos, experiências e novas formas de tratamento com a equipe local”, afirma.

A escolha de São Manuel como hospital piloto na região foi baseada em um estudo realizado pelo HCFMB, que analisou os fluxos de encaminhamento e o perfil das UTIs do Departamento Regional de Saúde (DRS-VI).


 COMENTÁRIOS