Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

Senado reconhece Casimiro Montenegro Filho como herói da pátria

Publicado em 24 de Abril de 2025 07:13

A CE (Comissão de Educação) do Senado aprovou, na terça-feira (22), projeto de lei que insere o nome do marechal Casimiro Montenegro Filho (1904-2000) no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Montenegro se destacou no desenvolvimento da aviação e da tecnologia aeroespacial no Brasil, sendo o idealizador e fundador do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e do CTA (Centro Técnico de Aeronáutica) – hoje DCTA –, instituições que se tornaram pilares do avanço científico e tecnológico nacional. Ambas estão instaladas em São José dos Campos.

Ele também é patrono da área de engenharia aeronáutica da Força Aérea Brasileira e patrono da 43ª cadeira da Academia Nacional de Engenharia.

MONTENEGRO EM BOTUCATU - Em Botucatu o colégio Embraer é denominado Casimiro Montenegro Filho, na região do aeroporto. Antes de ser homenageado em Botucatu com o nome da escola, Montenegro Filho esteve na cidade para salvar o rico empresario Lineu de Paula Machado, dono da Fazenda Morrinhos, aonde era criador de cavalo de raça. Lineu foi fundador do Joquei Clube do Rio de Janeiro. 

Lineu teve um apendicite e precisava ser levado para cirurgia no Rio de Janeiro e o então aviador Casimiro Montenegro Filho veio busca-lo. Uma pista de pouso foi feita as pressas na fazenda Morrinhos, segundo relata o jornalista Fernando Moraes no livro biografico "Montenegro".

Na inauguração do Colégio Embraer de Botucatu, o filho de Montenegro esteve na cerimonia e autografou um livro biográfico escrito pelo jornalista e ex-deputado estadual Fernando Moraes. 

PROJETO - O PL 4.774/2019, da Câmara dos Deputados, de autoria do então deputado federal Eduardo Cury (PL), na época no PSDB, recebeu parecer favorável do relator, senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). Se não houver recurso para votação em plenário, o texto será encaminhado para sanção presidencial. 

Além da fundação das instituições de ensino e desenvolvimento, Montenegro liderou esforços para integrar o vasto território brasileiro, inicialmente por meio do Correio Aéreo Militar, que mais tarde se transformaria no Correio Aéreo Nacional. 

“À época, essa iniciativa foi essencial para conectar regiões remotas e promover a integração nacional, especialmente em um período em que o Brasil carecia de infraestrutura viária adequada”, disse Pontes.

ITA - O ITA, fundado sob sua liderança, tornou-se referência mundial na formação de engenheiros e pesquisadores altamente qualificados. Montenegro também foi determinante na criação da Embraer, hoje a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo.

Para o relator, a homenagem reconhece “a sua contribuição técnica, celebra também seu exemplo de liderança, perseverança e compromisso com o desenvolvimento nacional”.

No ano passado, Pontes propôs uma sessão especial do plenário em homenagem a Montenegro Filho pelos 120 anos de nascimento do militar.

Nas redes sociais, Cury publicou comentário sobre o projeto. “Casimiro Montenegro Filho ousou sonhar com ciência, com tecnologia e com aviões numa época em que o Brasil não fabricava nem bicicleta. Desse sonho nasceram o ITA, o DCTA e, mais tarde, a Embraer. Com eles, uma indústria aeronáutica que se tornou referência em todo o mundo”.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica no memorial cívico Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

 

Casimiro Montenegro Filho - Foto FAB

 


 COMENTÁRIOS