Notícia
Mercado de ônibus elétricos cresce 14% em 2026 e consolida nova fase da mobilidade no Brasil
Publicado em 24 de Junho de 2026 05:53
O mercado brasileiro de ônibus elétricos segue em forte expansão em 2026. Entre janeiro e maio, foram emplacadas 311 unidades no país, um crescimento de 14,3% em relação ao mesmo período de 2025, quando 272 veículos foram registrados. O destaque ficou para maio, com 132 emplacamentos, avanço de 450% na comparação com as 24 unidades registradas no mesmo mês do ano passado.
Os números mostram que o setor começa a superar a fase de projetos-piloto e avança para uma etapa de maior escala operacional, impulsionada por investimentos públicos, ampliação da produção nacional e renovação das frotas urbanas. O volume acumulado nos cinco primeiros meses de 2026 já supera em 3% todo o total registrado em 2024, quando foram vendidos 302 ônibus elétricos. Os 500 veículos entregues recentemente pela Prefeitura de São Paulo ainda não entram nessa contabilização.
A indústria nacional domina o segmento. Dos 311 ônibus emplacados, 308 foram fabricados no Brasil, representando 99% do total. A Eletra lidera o mercado com 148 unidades, seguida pela BYD, com 95, e pela Mercedes-Benz, com 47.
Regionalmente, o Sudeste concentra 95,2% dos emplacamentos, com destaque absoluto para o estado de São Paulo, responsável por 293 unidades. A capital paulista lidera entre os municípios, concentrando 269 ônibus elétricos, equivalente a 86,5% de todo o mercado nacional no período.


